SumUp amplia missão e passa a oferecer soluções também para pequenas empresas

• Fintech, que tinha como foco os microempreendedores e autônomos, agora também desenvolve produtos para negócios de maior porte

• Estratégia para clientes maiores é baseada no ecossistema de soluções financeiras da companhia

• Empresa segue com o propósito de empoderar microempreendedores e autônomos e ajudá-los a crescer

A principal missão da SumUp, companhia global de tecnologia e soluções financeiras, é empoderar negócios. Após nove anos atuando como parceira dos microempreendedores e autônomos brasileiros, a empresa amplia seu propósito também a pequenas empresas.

“A decisão de expandir o nosso escopo aconteceu porque, em quase uma década de Brasil, aprendemos muito sobre os microempreendedores do País. Crescemos muito e os clientes cresceram com a gente. Ao mudar de patamar, as necessidades da nossa base mudaram, o que nos levou a criar um grande portfólio de soluções financeiras. A maturidade que conquistamos e o ecossistema que desenvolvemos motivaram a SumUp a buscar clientes de maior porte”, afirma Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.

A base de microempreendedores e autônomos da SumUp tem um faturamento de até R$ 2 mil por mês. Uma parte importante desse grupo varia bastante os produtos que vende, dependendo do momento. "Um exemplo é aquela pessoa que vendia roupas e acessórios e passou a vender máscaras de tecido na pandemia porque enxergou uma oportunidade", diz Grieco. Já as pequenas empresas têm uma receita mensal de até R$ 60 mil, uma gestão mais estruturada e foco em um ramo de atuação específico.

As diferenças entre esses negócios fazem com que as necessidades das pequenas empresas sejam um pouco diferentes. "As empresas da nossa base com um faturamento maior negociam mais o valor das taxas, buscam soluções financeiras completas, querem receber suas vendas na conta o mais rápido possível e precisam de uma estrutura de suporte mais robusta", afirma Grieco.

O portfólio de soluções da SumUp, aliás, é um trunfo importante para conquistar também as pequenas empresas. Após ter se consolidado no Brasil no mercado das maquininhas, agora a fintech oferece soluções financeiras completas.

O SumUp Bank, por exemplo, permite que os empreendedores que recebem suas vendas na conta digital tenham acesso a vantagens exclusivas oferecidas pela SumUp, como a solução Pagamento na Hora, em que os clientes recebem suas vendas em no máximo 1 hora, inclusive aos fins de semana e feriados. Quem tem a conta digital também pode aceitar pagamentos em Pix nos leitores de cartão.

O ecossistema da fintech também é composto por soluções como:

SumUp Link – que possibilita aos empreendedores o recebimento remoto de pagamentos realizados com cartão, boleto e Pix;

SumUp Antecipa – solução que antecipa, em um dia útil, os recebíveis de quaisquer maquininhas com taxas competitivas;

Empréstimos – a fintech já concedeu mais de R$ 38 milhões em crédito digital e juros baixos a empreendedores brasileiros;

SumUp Tap – tecnologia que transforma smartphones em “maquininhas de cartão”.

Apesar da diversificação, a SumUp segue investindo em maquininhas e lançou, em 2022, a Solo, modelo 100% proprietário, compacto, com tela sensível ao toque e desenvolvido com base nas necessidades dos clientes da fintech. O dispositivo tem um design único, tanto que foi reconhecido por quem sabe muito do tema: o produto foi vencedor do iF Design Awards de 2021, organizado pela iF, uma das mais prestigiadas instituições de design do mundo

De acordo com Grieco, a SumUp continua forte no seu propósito de empoderar os microempreendedores e autônomos brasileiros. “A estratégia não é mudar o foco, mas ampliá-lo. Queremos continuar caminhando ao lado dos negócios da base da pirâmide e ajudá-los a seguir crescendo.”