SumUp oferece empréstimos digitais a juros baixos para micro e pequenos empreendedores

• Produto, que tem taxas a partir de 3% ao mês, é voltado para clientes de todas as regiões do País

• Fintech já emprestou mais de R$ 37 milhões a cerca de 15 mil negócios brasileiros

Ter acesso a crédito é um fator importante para micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes precisam de dinheiro para manter ou expandir seus negócios. No entanto, conseguir dinheiro nem sempre é fácil. Para mudar esse cenário, a SumUp, empresa de tecnologia e soluções financeiras, está oferecendo empréstimos para seus clientes.

O produto tem juros baixos, a partir de 3% ao mês, e é voltado para pequenos negócios, que tipicamente têm menor acesso a financiamentos, de todas as regiões brasileiras.

“Com nossos empréstimos, nós fortalecemos a nossa posição como uma empresa realmente parceira dos empreendedores, oferecendo um crédito saudável e indo aonde o dinheiro normalmente não vai. Mais que um novo produto, nossa operação é uma iniciativa de impacto social”, afirma Leonardo Vieira, diretor de crédito da SumUp. Segundo o executivo, micro e pequenos empreendedores de mais de 60% das cidades brasileiras já receberam uma oferta de crédito da fintech.

Os empréstimos da SumUp estão disponíveis para clientes da empresa. Atualmente, a fintech realiza uma análise de sua base e envia ofertas para uma parte dos negócios. “Normalmente, quanto melhor é o relacionamento com a SumUp, maior a chance de enviarmos uma oferta. Levamos em conta há quanto tempo a pessoa é nossa cliente, o número de transações que realiza usando nossas maquininhas e a frequência de uso dos nossos serviços, entre outros fatores”, diz Vieira.

Contratar o serviço é muito simples: o empreendedor deve acessar a oferta pelo app da SumUp ou pelo site da fintech, validar os valores e condições, aceitar os termos e confirmar a solicitação. “O processo é 100% digital e realizado em formato de autosserviço, de maneira simples e rápida. Uma vez aceita a oferta, o valor é depositado diretamente na conta bancária do cliente”, reforça o diretor.

Pensando em facilitar o pagamento das parcelas pelos empreendedores, a própria fintech desconta automaticamente uma parte das vendas realizadas em suas maquininhas e links de pagamento. “O valor é calculado com base nas vendas de cada lojista. Assim, o crédito pode ser pago sem grandes impactos no fluxo de caixa”, explica Vieira.

Atualmente, a SumUp oferece empréstimos cujo valor varia de R$ 500 a R$ 50 mil, sendo que o montante dependerá do relacionamento do cliente com a fintech. O valor deve ser quitado entre 3 e 12 meses. Em alguns casos, há carência de até 2 meses – ou seja, o empreendedor só pagará a primeira parcela após esse período. Até o momento, a SumUp já emprestou mais de R$ 37 milhões para cerca de 15 mil negócios brasileiros.

No curto prazo, a SumUp não planeja oferecer o produto para quem não é cliente da empresa. “Nossa prioridade é ajudar nossos clientes a manter ou expandir seus negócios. Os empréstimos também fortalecem nosso posicionamento como um ecossistema com soluções para micro e pequenos negócios”, afirma Vieira.

Além do crédito, a fintech oferece leitores de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, links de pagamento, soluções de antecipação de recebíveis para quem não é cliente da empresa e marketplace, onde é possível comprar insumos para os negócios com descontos e cashback. Os dois lançamentos mais recentes da companhia foram o seguro empresarial para seus clientes e o SumUp Tap, solução que “transforma” smartphones em “maquininhas de cartão”.