SumUp relança índice que registra a atividade econômica de micro e pequenos negócios

• Fintech identificou mudanças significativas na economia de pequenos negócios brasileiros e recalibrou seu Índice SumUp do Microempreendedor
  • ISM chega a 109,11 pontos em novembro de 2023, o que representa um aumento de 5,08% nas vendas em comparação a outubro

A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, está relançando seu Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. Em novembro, o ISM chegou a 109,11 pontos, subindo 5,08% em relação ao mês anterior.

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

A recalibragem do ISM foi motivada por mudanças econômicas ocorridas no Brasil nos últimos anos, como a pandemia. “Desde a criação da primeira versão do ISM, em 2019, enfrentamos diversos acontecimentos que mudaram definitivamente a maneira do brasileiro vender e comprar. Além disso, no último ano, ampliamos nosso propósito e começamos a atender também pequenos negócios. Ou seja, a mudança de perfil dos nossos clientes e a situação econômica do Brasil foram fatores que motivaram e demandaram uma recalibragem no ISM”, conta Carlos Grieco, CEO Brasil da SumUp.

De acordo com Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, fatores sazonais impactaram positivamente o ISM em novembro. “O aquecimento do comércio no fim do ano e o pagamento do 13° salário são alguns dos motivos que explicam o crescimento da atividade econômica dos empreendedores da base da pirâmide no período”, diz.

Recorte por unidades federativas

Outra novidade do novo ISM é a medição da atividade econômica dos estados mais relevantes para a operação da SumUp no Brasil: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ISM de São Paulo foi o maior para novembro entre os estados: 112,77 pontos, com leve crescimento de 1,59% em comparação a outubro.

Já o Rio de Janeiro chegou a 107,03 pontos, com sutil variação positiva de 0,55% entre outubro e novembro.

No Ceará, o ISM de novembro foi de 103,00 pontos, o que representa uma alta de 0,54% pontos ante o mês imediatamente anterior. Já a Bahia registrou uma diminuição de 0,74% entre outubro e novembro e registrando 102,37 pontos.

Minas Gerais, por sua vez, teve um ISM de 101,32 pontos em novembro, o que representa uma queda de 0,30% na atividade econômica em comparação a outubro.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.