83% profissionais da SumUp demonstram-se satisfeitos com o home office

Humanização dos processos de trabalho e benefícios propostos pela fintech transformaram a rotina dos colaboradores durante a pandemia

A SumUp realizou um levantamento com mais de 670 funcionários em São Paulo sobre a atual experiência de trabalho remoto, ainda sem data para ser encerrado na fintech de soluções de pagamentos. Na pesquisa, cerca de 83% dos respondentes se mostraram muito satisfeitos com a experiência de trabalho em casa e 79% se declararam satisfeitos com sua atual produtividade.

De acordo com a pesquisa da SumUp, um dos fatores que tem colaborado para a produtividade dos funcionários no modelo atual é a infraestrutura: pessoas com melhores condições de trabalho, como acesso à internet de qualidade e mobiliário adequado se mostraram 3.3x mais produtivas do que as pessoas em condições opostas.

Por isso, desde que decretou isolamento social em 13 de março, a SumUp disponibilizou computadores, internet móvel, auxílio financeiro para compra de materiais de escritório e pagamentos de contas de consumo e aplicativos adequados para execução das atividades à distância, que colaborassem com a nova rotina do seu time de funcionários. Além disso, para ergonomia e saúde, a fintech enviou cadeiras e estações de trabalho para as pessoas que precisavam.

Segundo a Líder de Pessoas Latam da SumUp, Naiana Buck, para tornar o trabalho em casa mais satisfatório, a empresa precisou também avaliar fatores que promovessem bem-estar e qualidade de vida para que as pessoas exercessem suas funções e equilibrassem rotinas com a casa, família e atividades pessoais, como os estudos e lazer. “Além de assegurar infraestrutura de trabalho adequada a todos, também instruímos os líderes para que mesmo à distância se mantivessem próximos aos colaboradores, entendendo as rotinas que funcionam com cada indivíduo e com cada time”.

Ainda de acordo com a SumUp, a senioridade do profissional é outro fator que colabora para que o home office dê certo. Profissionais com mais tempo de experiência se sentem 2.2x mais produtivos.

Com o trabalho do escritório acontecendo em casa, o levantamento da SumUp demonstrou que as pessoas perceberam o aumento de 1.7x nas atividades domésticas. Mais da metade dos funcionários que relataram aumento significativo no volume dessas tarefas se sentem, em média, 25% menos produtivos do que profissionais que não observaram aumento nas demandas com a rotina do lar.

Para colaborar com os principais desafios encontrados pelos funcionários, a fintech teve que humanizar processos. Letícia Faria, diretora de operações da SumUp, em home office e com seus dois filhos em casa, explica que para a rotina fluir de forma equilibrada, seu time e a liderança definiram horários que atendessem a todos. “Ajustamos nossos horários de trabalho para permitir o equilíbrio entre demandas de trabalho e demandas pessoais. Além disso, adaptamos nossos rituais de comunicação e tomada de decisão para não mais depender exclusivamente de reuniões ou canais que pressupõem que todas as pessoas estejam disponíveis naquele exato momento. A migração do trabalho em modelo síncrono para um assíncrono foi fundamental para manter os times funcionais, produtivos e satisfeitos com a experiência distribuída. Nossa equipe está mais unida”.

Ariadne Nardeli, coordenadora de vendas, ingressou na unidade São Paulo da SumUp em fevereiro deste ano e em poucos dias teve que se adaptar ao trabalho remoto. Ela teve total apoio de seu gestor e time para transferir temporariamente seu local de trabalho para Salvador, ao lado da família. “Benefícios como auxílio infraestrutura me permitiram comprar acessórios para melhorar a ergonomia e adaptar a casa às minhas necessidades, permitindo que eu esteja com a minha família neste momento de pandemia. A colaboração e a comunicação entre as equipes tornaram o processo de trabalho mais produtivo, aproximando o time e entregando soluções diferenciadas para os clientes”, conclui.

Sobre a SumUp

A SumUp é uma fintech que oferece soluções financeiras, especialmente máquinas de cartão, para micro e pequenos negócios. Atualmente possui mais de 2.000 funcionários, 14 escritórios ao redor do mundo e conta com operações em 31 países. Nascida na Europa, em 2012, a fintech foi reconhecida pela revista americana Inc. como a empresa europeia com crescimento mais rápido no segmento – 14.368% entre 2013 e 2016.

No Brasil, a SumUp está presente desde 2013 com escritórios nas cidades de São Paulo e São José dos Campos, empregando 900 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIA+. Foi reconhecida em 2018 como uma empresa Great Place to Work no país. Em abril de 2016, a SumUp uniu forças com a Payleven e aumentou ainda mais sua presença de marca, principalmente no Brasil.