Pesquisa: obstáculos para o crescimento dos pequenos negócios no Brasil [2023]

Os maiores obstáculos para o crescimento de micro e pequenos negócios

Empreender no Brasil é uma tarefa árdua. Ter condições de expandir o negócio é uma tarefa mais desafiadora ainda. Os obstáculos para o crescimento podem ser vários: fatores econômicos, sociais, educacionais, comportamentais…

O objetivo deste estudo é entender quais os principais desafios que impedem os micro e pequenos empreendedores de levar seus negócios a outro patamar.

Além de perguntarmos aos entrevistados sobre os obstáculos que impedem o crescimento de seus negócios, verificamos os segmentos em que atuam e as regiões onde vivem.

Com isso, vimos que os desafios variam de acordo com o perfil de cada empresa. A pesquisa também mostra como os negócios da base da SumUp atraem e retêm clientes.

Confira abaixo os principais destaques da pesquisa.

Falta de acesso ao crédito, o maior obstáculo

A falta de crédito é o maior desafio para o crescimento dos micro e pequenos negócios para 32% dos empreendedores entrevistados pela gente.

Outros obstáculos lembrados com frequência pelos entrevistados são a economia brasileira (com seus altos impostos, juros e taxas), com 20% das respostas, e os custos gerais para manter os negócios, com 12%.

Maiores obstáculos por segmento

Ao analisarmos as respostas sobre os obstáculos para o crescimento de acordo com o segmento em que os entrevistados atuam, vamos que a falta de acesso ao crédito é um grande desafio para a maioria dos setores.

A dificuldade para conseguir empréstimo é mais sentida no mercado de venda de eletrodomésticos, celulares e informática, onde 48% dos negócios apontam esse problema como o mais determinante para a sua expansão.

Já para os profissionais da saúde, o maior obstáculo é a economia do Brasil – a opção foi escolhida por 27% das pessoas que trabalham nesse mercado. Entre taxistas e motoboys, por sua vez, o maior obstáculo é outro: o excesso de concorrência.

Empreendedores dão uma de influencer para atrair e reter clientes

Na pesquisa, também perguntamos aos empreendedores da nossa base de clientes como eles atraem e retêm clientes. Vale ressaltar que, neste caso, os empreendedores puderam escolher mais de uma alternativa na hora de responder.

51% dos entrevistados afirmaram que usam as redes sociais para se comunicar com seu público-alvo. Em segundo lugar, vem o famoso boca a boca, usado por 48% das pessoas.

Quanto maior o negócio, maior o uso de ferramentas de atração e retenção

Analisando os negócios por seu tamanho, vemos que o boca a boca é mais comum entre autônomos e MEIs, enquanto negócios com mais faturamento tendem a adotar programas de fidelidade e promoções para reter e atrair clientes. Veja por exemplo a comparação entre autônomos, que não tem CNPJ, e médias empresas:

Sobre o estudo

Esta é uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário online com a base de clientes da SumUp. Este estudo ouviu 2.330 pessoas, distribuídas em todas as regiões do País. A margem de erro é de 2,0 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 14 de junho de 2023.

Confira a pesquisa na íntegra aqui.