ISM registra melhora da atividade econômica de micro e pequenos negócios em março

O Índice SumUp do Microempreendedor apresentou crescimento de 4,44% no último mês

O Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) de março de 2024 acaba de ser divulgado pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. O levantamento mensal, parâmetro da atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros, chegou ao patamar de 102,79 pontos, apresentando uma leve melhora de 4,44% em relação ao mês de fevereiro.

A CFO da SumUp para as Américas, Mariana Lazaro, ressalta que o mês de março teve melhores resultados por uma conjunção de fatores.

"A redução significativa das taxas de juros tem sido um importante catalisador para a melhora da economia. A queda da Selic, saindo de 13,75% para 10,75%, tem sido um fator crucial para aliviar o ambiente financeiro no país. Esta medida, aliada ao controle da inflação, tem contribuído para uma maior estabilidade econômica”, diz a executiva.

“O impacto direto dessa redução já pode ser percebido no setor varejista, onde observamos uma reação positiva por parte dos consumidores. O aumento do poder de compra, consequência da diminuição dos juros, tem impulsionado as vendas e proporcionado um ambiente mais favorável para os comerciantes brasileiros. É importante ressaltar que, embora ainda haja desafios a serem enfrentados, como a recuperação gradual de diversos segmentos da economia, os sinais de melhora são encorajadores. A queda das taxas de juros é um passo significativo na direção certa e demonstra o potencial de recuperação do mercado nacional", complementa Mariana.

Recorte por unidades federativas

Em novembro de 2023, o ISM foi revisto e passou a registrar também a atividade econômica por estados. Os recortes incluem Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, onde a operação da SumUp no Brasil está bastante presente.

Em março, o ISM de São Paulo apresentou melhora e subiu 3,13% ante fevereiro. Com a recuperação, o indicador chegou a 102,67 pontos.

No Rio de Janeiro, o ISM ficou praticamente estável, registrando 100,99 pontos. O índice teve sutil alta de 0,49% entre fevereiro e março.

Já em Minas Gerais, no mês de março, o ISM apresentou boa recuperação. Chegando a 99,68 pontos, o indicador marcou crescimento de 2,78% nas vendas dos pequenos negócios em relação ao mês de fevereiro.

No Ceará não foi diferente: o ISM acompanhou de março o movimento dos outros estados e também marcou um leve aumento, de 0,88%, chegando aos 105,61 pontos.

Contudo, na Bahia, diferente dos outros estados analisados, o ISM registrou uma queda em março, de 2,52% em relação a fevereiro, l. Levando o índice ao patamar de 100,77 pontos.

Sobre o ISM

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores de mais 30 ramos de atividade atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.