Índice SumUp aponta desaceleração na atividade econômica de micro e pequenos negócios em janeiro

Vendas de pequenos empreendedores caíram 18,23% entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024

A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar os dados de janeiro do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. No período, o ISM sofreu uma queda de 18,23%, em relação a dezembro de 2023, e ficou no patamar de 98,98 pontos.

“Em janeiro, atribuímos o desaquecimento da atividade econômica à queda do consumo, tendência tradicional no período pós-festas de fim de ano. As contas e gastos realizados nos últimos meses do ano ainda estão presentes nos orçamentos dos consumidores. Quitar essas dívidas é prioridade em relação a fazer novas despesas”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.

Outros motivos que possivelmente influenciaram negativamente o ISM em janeiro, de acordo com a economista, são as parcelas de IPTU e IPVA e despesas escolares, entre outras responsabilidades características do início do ano.

Recorte por unidades federativas

O novo ISM, recalculado desde novembro, registra também a atividade econômica dos estados mais relevantes para a operação da SumUp no Brasil: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O ISM de São Paulo foi o menor desde o início da série histórica, com índice de 97,42 pontos, caindo 17,55% entre dezembro e janeiro. Movimento contrário ao mês anterior, quando o estado possuía o maior índice de atividade econômica.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o ISM ficou no patamar de 101,01 pontos, registrando queda de 7,36% entre dezembro e janeiro.

Minas Gerais, neste mês de janeiro, registrou um ISM de 98,37 pontos, também com diminuição em relação ao último mês comparado (dezembro): 5,41%.

No Ceará, o ISM foi atípico e seguiu caminho contrário da grande parte dos estados. Com crescimento de 5,56% entre dezembro e janeiro, o índice chegou ao patamar de 109,42 pontos. É o o maior índice registrado desde o início da série histórica.

Já a Bahia, que seguia com a atividade econômica em queda nos últimos meses, marcou um dos maiores resultados de janeiro, junto com o Ceará: o ISM foi de 109,42 pontos no estado, o que representa um crescimento de14,32%.

Sobre o ISM

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.