Atividade econômica de micro e pequenos negócios registra leve queda em fevereiro, aponta ISM

De acordo com o Índice SumUp do Microempreendedor, vendas caíram 0,57% no período

A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) de fevereiro de 2024. O indicador, calculado mensalmente, mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. No período, o ISM sofreu uma sutil queda de 0,57%, em relação ao mês anterior, e se estabeleceu no patamar de 98,42 pontos.

De acordo com Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina, em fevereiro, houve uma mínima queda no índice, que, a princípio, pode ser justificada pela quantidade menor de dias existentes no mês. “Em janeiro, os empreendedores tiveram 31 dias para vender e fazer negócios, enquanto em fevereiro, eles dispuseram de apenas 29”, comenta Lilian Parola, economista e diretora de mercados de capitais da SumUp para a América Latina.

Outro motivo que possivelmente influenciou o ISM em fevereiro, de acordo com Lilian, é a sazonalidade do mês, com o Carnaval. “São cerca de cinco dias no mês em que alguns negócios não possuem operações e deixam de faturar. Por mais que seja muito positivo para alguns empreendedores, o Carnaval acaba sendo negativo para outros”, finaliza.

Recorte por unidades federativas

O novo ISM, recalculado desde novembro de 2023, registra também a atividade econômica dos estados mais relevantes para a operação da SumUp no Brasil: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ISM de São Paulo subiu 2,19% entre janeiro e fevereiro, chegando a 99,55 pontos. No estado, o índice apresentou uma sutil recuperação em relação a janeiro.

No Rio de Janeiro, o ISM ficou no patamar de 100,50 pontos, registrando queda de 0,50% ante janeiro.

Já em Minas Gerais, no mês de fevereiro, foi registrado um ISM de 96,98 pontos, o que representa redução de 1,41% nas vendas dos pequenos negócios, em relação ao mês anterior.

No Ceará, o ISM, que em janeiro retratou um ótimo resultado, seguiu os outros estados e também registrou queda em fevereiro. Com 104,69 pontos, o índice diminuiu 4,32%, na comparação entre os dois primeiros meses do ano.

Assim como no Ceará, que teve um excelente índice em janeiro, na Bahia, o indicador também apresentou queda em fevereiro (5,52%), atingindo o patamar de 103,38 pontos.

Sobre o ISM

O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela SumUp, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp para o País, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.