5 funções de maquininhas de cartão que você talvez não conheça

Apesar de serem fáceis de usar, dispositivos têm recursos menos conhecidos, mas que podem ser úteis para os empreendedores. Saiba quais

As maquininhas de cartão se tornaram um componente comum no balcão dos negócios brasileiros. Em levantamento realizado neste ano, a Associação Brasileira de Empresas de Cartões e Crédito e Serviços (Abecs) estima que haja 11 milhões de máquinas de cartão em funcionamento no Brasil.

No geral, essas maquininhas são fáceis de usar e ajudam os empreendedores a aumentar suas receitas com pagamentos em cartão. No entanto, os dispositivos têm algumas funcionalidades que nem todo mundo conhece, mas que podem ser bastante úteis.

Pensando em facilitar a vida de todos os donos de maquininhas espalhados pelo Brasil, a SumUp, empresa global de soluções financeiras, listou 5 funções desses aparelhos que você talvez não conheça. Confira:

1. Elas aceitam Pix Lançado em 2020, o Pix se tornou uma solução usada por milhões de brasileiros. O que nem todo mundo sabe é que há maquininhas de cartão que aceitam essa forma de pagamento. “Entre os produtos da SumUp, os modelos On e Total permitem que as compras sejam pagas com o Pix. Para isso, o dono do aparelho precisa ser usuário da conta digital da fintech.

Em vez de digitar a chave Pix do empreendedor – e correr riscos de enviar o pagamento para outra conta – o cliente faz a transação por meio de QR codes gerados pelos dispositivos. Outra vantagem para o consumidor é não precisar esperar o empreendedor checar se o dinheiro caiu na conta: as empresas do setor garantem a transação.

2. Algumas máquinas não desligam Há alguns modelos no mercado que não desligam como padrão: elas ficam em “modo de suspensão”. Ou seja, elas desligam o visor, mas voltam a funcionar instantaneamente quando precisam fazer alguma transação. A SumUp Top é um exemplo de maquininha que entra em “modo de suspensão”. Esse modelo funciona pareado com um smartphone – é por meio do celular que o empreendedor começa a transação e digita o valor da venda. No momento em que o comerciante pegar o celular e iniciar o processo de pagamento, a maquininha é reativada. Se o dispositivo estivesse desligado, o dono do dispositivo teria que esperar alguns minutos para ele voltar à ativa. A SumUp reforça que, para que aumentar a vida útil do modelo, é sempre importante deixar a maquininha com as pilhas.

3. Acessibilidade para deficientes visuais A SumUp Top, o modelo mais compacto da fintech, também tem um recurso que facilita a vida dos empreendedores que têm diferentes graus de deficiência visual: é a possibilidade de habilitar um som na maquininha toda vez que ela é ligada. Para ativá-lo, basta falar com o suporte da fintech. Após a habilitação, a maquininha emitirá um som semelhante à assinatura sonora da SumUp, que pode ser vista no começo deste vídeo.

A melodia ajudará os empreendedores a saber que o dispositivo está funcionando. Aliada a recursos de acessibilidade disponíveis nos celulares – afinal, a Top funciona pareada com smartphones – o empreendedor com deficiência visual poderá fazer as transações sem maiores dificuldades.

4. As baterias podem durar bastante Muitos empreendedores que têm maquininhas de cartão trabalham na rua. Por isso, não podem recarregar os dispositivos. Mas isso não é um problema. A SumUp fez um teste em laboratório com o modelo On. O experimento apontou que a bateria do dispositivo, totalmente carregada, aguenta 45 horas e 15 minutos em stand by. Em funcionamento, a SumUp On faz 770 transações antes de perder a carga. Ou seja, a maquininha não deixa o empreendedor na mão!

5. Alguns modelos podem ser repassados sem estresse Caso o dono de uma Top queira comprar outro dispositivo da fintech, ele pode repassar seu dispositivo sem estresse. Esse modelo funciona em conjunto com um smartphone. Por sua vez, o celular precisa estar logado à conta da SumUp para que as transações sejam feitas. Se a máquina for repassada, o novo usuário do dispositivo precisa apenas criar uma conta da SumUp, caso ainda não tenha, para aceitar pagamentos com cartão. Para saber mais sobre as maquininhas da SumUp, acesse o site da fintech.

Sobre a SumUp

A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros. Sua visão é criar um mundo em que os micro e pequenos empreendedores possam conquistar o sucesso fazendo o que amam. A SumUp atende mais de 3,5 milhões de donos de pequenos negócios em mais de 30 mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, com produtos e serviços criados sob medida para o segmento.

A fintech oferece soluções completas para seus clientes, como maquininhas de cartão, conta digital, links de pagamento, loja virtual, empréstimos e educação financeira. No Brasil, a SumUp está presente desde 2013, empregando 1.000 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIAP+. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.