Maternidade e alta liderança: como grandes executivas equilibram os papéis no dia a dia

Cinco mães e líderes da SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, dividem experiências e aprendizados valiosos para a carreira e a maternidade

A maternidade, assim como a vida profissional, é uma trajetória repleta de desafios, anseios e adversidades para as mulheres. Mas o que não podemos esquecer é de que essa jornada é gratificante e repleta de ensinamentos valiosos.

Pensando em inspirar as mulheres neste Dia das Mães, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, reuniu as histórias de cinco mães e executivas da companhia. Elas falam sobre os desafios da jornada dupla em casa e no trabalho, compartilham experiências e dão conselhos valiosos para outras mulheres. Confira:

Naiana Buck, líder de People da SumUp Brasil 40 anos 1 filha – Luiza, 1 ano e 4 meses

Segundo Naiana, a maternidade lhe ensinou a respeitar o tempo e a diferença entre as pessoas. "Ao me tornar mãe, aprendi a enxergar cada ser humano, entender que cada pessoa é única e tem necessidades diferentes. Nas empresas, é muito importante entender o que se encaixa ou não no perfil profissional de cada um, principalmente quando falamos sobre gestão de pessoas", explica.

A executiva dá também dicas para mulheres que terão licença-maternidade. “Aproveite o período de ausência para realmente focar em você, agora como mãe, e no seu filho. Olhe para isso e se prepare, organize-se e tenha uma estrutura para a sua volta ao trabalho. E, além disso, não se esqueça de ser gentil com você mesma no retorno. A nossa velocidade pode, sim, mudar. Assim como muitas coisas mudaram, você também está diferente.”

Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas 48 anos 2 filhos - João, 17 anos, e Maria Clara, 12 anos

Mariana sempre quis ser mãe. Então, quando soube que teria seu primeiro filho, teve uma surpresa bem-vinda, por mais que a gravidez não tenha sido planejada.

“Com a maternidade, aprendi lições valiosas que sempre aplico no meu dia a dia na SumUp, por exemplo. A paciência e a resiliência são aprendizados incríveis que a maternidade nos dá e que podemos utilizar na construção e gestão de um time”, explica.

Além disso, a CFO conta que levou também experiências da sua carreira para a maternidade. “Temos metas e objetivos em casa. A cada trimestre, incentivo meus filhos a realizarem determinadas atividades, focando no desenvolvimento deles.”

Marcela Magnavita, líder do SumUp Bank no Brasil 37 anos 1 filho – Benjamin, 2 anos, e está grávida de 4 meses

Segundo Marcela, ter um filho mudou sua rotina, mas não fez com que ela declinasse oportunidades por medo do desconhecido. "Mudei de trabalho quando o Benjamin tinha 6 meses. Entendi que era uma oportunidade de crescimento para mim. Ter um filho vai, sim, mudar toda a sua rotina, mas sua carreira não precisa necessariamente desacelerar para que você possa ser mãe”.

A executiva ainda dá uma dica: "Não romantize a maternidade e nem sua carreira. Não podemos criar um estado de perfeição que não existe, pois é impossível que tudo esteja sob controle sempre. É necessário se respeitar e saber o nosso papel, agindo da melhor maneira que podemos, dentro de cada situação.”

Ana Ferrari Pavoni, diretora de Produto da SumUp 45 anos 1 filho – Gabriel, 10 anos

“A maternidade me ensinou, ao longo de 10 anos, que os desafios enfrentados em nosso dia a dia não são o fim do mundo”, diz a diretora de Produto. Ana conta que ser mãe lhe possibilitou saber lidar com a vida de uma maneira mais empática e, até mesmo, maternal. “Hoje, percebo que sou assim com o meu time também. Fico feliz com o crescimento, aprendizado e desenvolvimento de cada uma das pessoas ao meu redor.”

A executiva aponta que, assim como ser mãe, ao ser líder, você é um espelho, um exemplo. “Seja para o meu filho ou para o meu time, sei que preciso estar muito consciente dos meus atos. Então, ter cuidado ao realizar tarefas, por exemplo, faz toda a diferença, pois as pessoas podem se espelhar e executar ações positivas”.

Quando falamos sobre lições, Ana ressalta. “Ser mãe não é fácil. A vida não é perfeita e ser mãe é, sim, bem desafiador. Criar uma pessoa para o mundo é, além de tudo, uma enorme descoberta para essa criança e uma eterna jornada de aprendizados para a mãe. Mas, juntos, é possível construir uma trajetória muito gratificante”, diz.

Raquel Velloso, líder de Operações da SumUp 32 anos Está grávida de 8 meses do seu primeiro filho

Muitas mulheres têm receio de tirar licença-maternidade ou até mesmo de ficarem grávidas, mas, para Raquel, não existiu essa preocupação na SumUp. “Tive muito apoio e ainda vi todo o meu time feliz quando contei que estava grávida. Me senti extremamente confortável, o que reflete a cultura da SumUp, que é fazer seus colaboradores se sentirem bem. A reação em si não foi uma surpresa, pois já esperava algo assim, mas me senti muito mais confiante”.

De acordo com Raquel, um dos aprendizados da carreira que ela levará para a maternidade é a maneira de gerir times. “A capacidade de organização que utilizamos dentro de um time será similar ao que pretendo fazer em meu lar. Sei que um bom planejamento e estrutura me ajudarão muito, principalmente nos primeiros meses.”