SumUp cria movimento para ressignificar brinquedos sexistas e empoderar meninas

Ação para o Dia Internacional da Mulher visa incentivar o pensamento empreendedor desde a infância

São Paulo, 5 de março de 2021 - Nessa segunda-feira, dia 8 de março, é Dia Internacional da Mulher e a SumUp – fintech de soluções financeiras -, começou um movimento que visa incentivar o empreendedorismo feminino na infância. Para isso, a empresa criou o kit "Dona do Negócio", um brinquedo que permite transformar brinquedos como cozinha e kit de maquiagem em restaurantes e salão de beleza.

Na ação, a SumUp distribuirá para influenciadoras, funcionárias, clientes e consultoras mães, kits contendo maquininha de cartão de brinquedo, avental, plaquinha de negócio, bloquinho e caneta, para incentivar, desde cedo, as meninas a quererem ser donas dos seus próprios negócios quando crescerem.

“Infelizmente, desde a infância, as pessoas ainda são condicionadas a assumirem determinados papéis sociais, de acordo com o gênero, e os brinquedos são uma prova disso. Enquanto meninos ganham foguetes e kits de química, meninas ganham panelinha, mini cafeteira e fogãozinho. Por isso, este ano decidimos lançar essa ação de empoderamento focado nas meninas”, explica Meliza Pedroso, Head de Marketing e Comunicação da SumUp. Para reforçar a iniciativa, a SumUp se embasou em pesquisas do Sebrae que mostram que, dentre os 27,4 milhões de empreendedores donos de negócios brasileiros, apenas 9,3 milhões são mulheres, e em estudos próprios, que apontam que a cada dez histórias de empreendedorismo, somente duas são protagonizadas pela figura feminina.

“Se analisarmos, por exemplo, as capas de revistas, jornais e palestras sobre empreendedorismo e negócios, é possível notar facilmente que a figura masculina é maioria esmagadora. Uma maneira de mudar isso é mostrar, desde cedo, que as meninas podem expandir seus horizontes e se tornarem o que quiserem, para que essa geração cresça mais justa e com mais equidade de gênero”, finaliza Meliza Pedroso.

Além da distribuição para as funcionárias e influenciadoras, a SumUp disponibilizou em seu site kits “Donas do Negócio” para quem quiser baixar e montar em casa sua própria plaquinha. Quem se interessar, pode acessar sumup.com.br/donadonegocio e conhecer mais sobre a ação.

Sobre a SumUp

A SumUp é uma fintech que oferece soluções financeiras, especialmente máquinas de cartão, para micro e pequenos negócios. Atualmente possui mais de 2.000 funcionários, 14 escritórios ao redor do mundo e conta com operações em 31 países. Nascida na Europa, em 2012, a fintech foi reconhecida pela revista americana Inc. como a empresa europeia com crescimento mais rápido no segmento – 14.368% entre 2013 e 2016.

No Brasil, a SumUp está presente desde 2013 com escritórios nas cidades de São Paulo e São José dos Campos, empregando 900 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIA+. Foi reconhecida em 2018 como uma empresa Great Place to Work no país. Em abril de 2016, a SumUp uniu forças com a Payleven e aumentou ainda mais sua presença de marca, principalmente no Brasil.