Cinco fatores que auxiliam micro e pequenos empreendedores a alavancarem suas vendas

SumUp listou ações e soluções que podem trazer excelentes resultados no dia a dia desses empreendedores

Os desafios para os micro e pequenos empreendedores brasileiros são diversos e, infelizmente, ainda presentes na realidade de muitos. Com intuito de auxiliar esses negócios, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, listou algumas ações e soluções que podem facilitar a vida desses empreendedores e alavancar suas vendas.

Facilidade e agilidade em receber os pagamentos de suas vendas

Receber o lucro das vendas realizadas com agilidade e facilidade é um fator importante, principalmente para os micro e pequenos empreendedores que precisam de capital de giro para os gastos do dia a dia e eventuais adversidades.

Sendo assim, com o intuito de dar mais liberdade e segurança financeira para os empreendedores, a SumUp criou o Pagamento na Hora, que permite ao comerciante receber em até 1 hora as vendas realizadas pelas maquininhas de cartão, no crédito e no débito, inclusive aos fins de semana e feriados.

“Com soluções como essa, os empreendedores, que muitas vezes precisam rapidamente do dinheiro para comprar insumos ou pagar uma conta de luz ou água e não podem esperar sequer um dia útil pelo valor das vendas, podem se beneficiar e conseguir, mais rapidamente, que seus negócios cresçam e evoluam”, afirma Carlos Grieco, CEO da SumUp no Brasil.

Conta digital

A abertura de contas digitais pode garantir agilidade, simplificando pagamentos e outros processos financeiros de micro e pequenos empreendedores.

Para oferecer esse suporte, a SumUp possui o SumUp Bank. Com abertura instantânea em 90% dos casos, a fintech não cobra nenhuma taxa de abertura ou manutenção. A conta é digital e fácil de usar, com rendimento de até 150% da poupança e cartão pré-pago da Mastercard.

Contas digitais permitem, por exemplo, que empreendedores façam transferências, paguem contas e até recarreguem o celular, tudo isso com facilidade e agilidade. “Os clientes da SumUp utilizam, inclusive, o Pagamento na Hora em nossa conta digital, visto que a solução é atrelada ao SumUp Bank”, explica o CEO.

Apoio financeiro para o crescimento

A colaboração é uma das ferramentas centrais do empreendedorismo. Ela pode ser uma alavanca para impulsionar as vendas, principalmente, nas pequenas empresas. E, atualmente, vemos diversos empreendedores enfrentando essa dificuldade. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela SumUp, 32% dos entrevistados apontaram que a falta de acesso ao crédito é o maior obstáculo para o crescimento de seus negócios.

Visando diminuir esse entrave, a SumUp oferece sua solução de Empréstimos, que gera oportunidade para que clientes da fintech paguem fornecedores, gerem fluxo de caixa e invistam em seus negócios. O empréstimo é disponibilizado para clientes SumUp mediante análise e o processo é 100% digital. As parcelas são pagas por meio de um desconto de parte dos recebíveis dos clientes, com taxas a partir de 3% ao mês.

Equipamentos e soluções que possibilitem e facilitem o recebimento de diversas formas de pagamento

Para os empreendedores que buscam prosperar, adotar soluções tecnológicas pode garantir uma rotina mais eficaz, seja para agilizar a gestão, automatizar sistemas ou mesmo melhorar a experiência de pagamento para o cliente.

“Cada negócio vai precisar de um conjunto diferente de ferramentas tecnológicas. Por isso, os empreendedores devem estar atentos e abertos a novidades que possam os ajudar a tornar suas empresas mais eficientes”, diz o executivo.

Pensando nisso, em 2022, a SumUp lançou a Solo, um novo leitor de cartões compacto e com tela sensível ao toque, de alta precisão, comparável aos melhores smartphones do mercado. Recentemente, a fintech lançou a Solo Printer e a maquininha passou a também emitir comprovantes em papel. Com desenvolvimento 100% proprietário, a fintech criou um dispositivo totalmente voltado para a necessidade dos micro e pequenos negócios.

“As maquininhas são rápidas, muito seguras e contam com um eSIM integrado, um chip virtual que deixa a conexão mais ágil, pois muda de operadora de acordo com o melhor sinal disponível na região. Ou seja, são muito versáteis e confiáveis, operando sempre com uma excelente performance, tanto pela segurança do processamento das transações, como pela autonomia de bateria”, conta o CEO.

Suporte e atendimento de qualidade aos empreendedores

Outro fator aliado ao crescimento de micro e pequenos empreendedores é o suporte recebido de seus fornecedores. A rapidez, a facilidade e a maneira com a qual empresas parceiras resolvem eventuais problemas podem ser diferenciais decisivos para empreendedores que não podem perder tempo e vendas por conta de uma maquininha ou um serviço que não funciona, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental ter como fornecedor de soluções de pagamentos empresas que entendam dessa necessidade e que contem, especialmente, com atendimento personalizado, humanizado, altamente especializado e ágil.

“Na SumUp, prezamos por um excelente atendimento em nosso suporte. O cuidado com o cliente é um dos nossos mantras e diferenciais. Nós atendemos o empreendedor com o dever de resolver seu problema. Além disso, visamos sempre trabalhar com inclusão, para que esses clientes se sintam sempre confortáveis com a SumUp”, finaliza Grieco.