O que o mercado brasileiro de pagamentos tem a ensinar para o resto do mundo

Por Fabiano Camperlingo*

Quando falamos de uma empresa global com presença no Brasil, é muito comum pensar que nós temos muito a aprender com as operações de países mais desenvolvidos. E, de fato, temos. Mas também há várias lições que o mercado brasileiro pode compartilhar com o mundo, especialmente no mercado de pagamentos e serviços financeiros. Temos muito o que ensinar porque muitos produtos e serviços disruptivos surgem de adversidades. Até por isso, quando buscamos oportunidades de negócios, devemos olhar com atenção para tudo que nos envolve no dia a dia.

Por exemplo, a inclusão digital no Brasil ocorreu por meio de dispositivos móveis. Os computadores foram menos usados porque custam mais do que a maioria dos smartphones e por exigirem uma infraestrutura mais robusta para se conectar à internet. Já no caso dos celulares, uma simples recarga é suficiente.

Essa conjuntura fez com que nós tenhamos um perfil muito digital. O Brasil, empatado com a Indonésia, é o país em que as pessoas mais passam tempo em seus smartphones: 5,4 horas por dia em média, de acordo com estudo produzido pela App Annie. Até por isso, o Super App da SumUp, que reúne todo o nosso ecossistema de soluções, é tão usado por aqui. Na plataforma, os clientes podem acompanhar suas vendas; usar o SumUp Bank, nossa conta digital; criar links de pagamento pelo SumUp Link; receber ofertas de empréstimo; e cuidar de suas finanças com nosso gerenciador de fluxo de caixa, entre outras soluções disponíveis.

Outro exemplo que ressalta como o brasileiro é inovador e está exportando seu conhecimento para o mundo é o Pix. Seja pela necessidade do mercado ou até pela inquietude, o Brasil conseguiu se sobressair e lançar uma ferramenta de transferência instantânea antes de mercados mais maduros. Diversos países vêm tentando implementar suas versões do Pix, enquanto muitos outros estão buscando e estudando as possibilidades para a aplicação dessa solução. Mas, até o momento, ninguém o fez com o sucesso do Brasil. Tudo isso de maneira fácil, inovadora e digital.

E, neste processo, a SumUp, por exemplo, tem sido convidada por órgãos reguladores de vários países que têm a intenção de lançar uma tecnologia similar ao nosso Pix. Este é um grande exemplo de como estamos exportando tecnologia e inovação.

Além do comportamento do consumidor, fatores ligados à dinâmica da economia local também inspiram novos produtos e serviços. Aqui no Brasil, os juros são mais altos do que na maior parte do mundo, o que faz com que nosso dinheiro perca valor com o passar do tempo. Ou seja, dinheiro parado é sinônimo de prejuízo. Mas nosso público, composto em sua maioria por microempreendedores, não tem familiaridade com ferramentas de investimento.

Outro produto desenvolvido primeiro aqui é o Pagamento na Hora, que, como o nome indica, permite aos nossos clientes receber o valor de suas vendas em até 1 hora. Nossos clientes no Brasil precisam do dinheiro o mais rápido possível em suas contas. Isso acontece porque a maioria deles possui um baixo fluxo de caixa, ao contrário do que acontece na Europa. A necessidade dos clientes fez com que o Brasil, novamente, criasse um produto incrível, que também será oferecido a micro e pequenos negócios ao redor do mundo.

Ainda no Brasil e também na Europa, enxergamos que era necessário o desenvolvimento de um ecossistema de produtos, que trouxesse diversificadas opções de serviços e ferramentas em um único local. Além disso, sentimos a necessidade de desenvolver outros serviços que pudessem suportar os nossos clientes em diferentes frentes, o que impulsionou o lançamento da nossa solução de empréstimos, assim como o desenvolvimento do SumUp Tap, que “transforma” smartphones em maquininhas de cartão.

Por último, mas não menos importante, o atendimento via WhatsApp, iniciado pela empresa no Brasil, agora será levado também para as operações na Europa e América Latina.

Olhando para todas essas questões, o que podemos aprender de fato é que conhecer o seu mercado é fundamental para o sucesso. Estar atualizado com novas ferramentas, ideias e serviços é crucial, mas tão importante quanto isso é analisar e certificar-se da cultura do público local. Propor mudanças é necessário, mas é de extrema relevância que elas sejam adequadas ao seu cliente. Nesse sentido, o Brasil tem muito a ensinar.

*Fabiano Camperlingo é um dos líderes de expansão global da SumUp e é um dos responsáveis pela estratégia global da companhia.