SumUp anuncia aporte global de € 285 milhões liderado pelos fundos Sixth Street Growth e Bain Capital Tech Opportunities

Rodada reforça capacidade da empresa global de operar de forma lucrativa e crescer ano após ano

A SumUp, uma das principais empresas globais de serviços financeiros, anunciou hoje que arrecadou € 285 milhões (aproximadamente R$ 1,5 bilhão) em um aporte liderado pela Sixth Street Growth, com a participação adicional da Bain Capital Tech Opportunities, Fin Capital e Liquidity Group. O recurso captado será utilizado para expandir a presença global da SumUp e oferecer todas as ferramentas e serviços necessários para que pequenos comerciantes possam abrir, administrar e expandir seus negócios.

O novo financiamento chega após um ano de aceleração nos negócios globais da SumUp, que opera com EBITDA positivo desde o quarto trimestre de 2022, mantendo um crescimento de mais de 30% na receita ano após ano. A empresa também aumentou suas margens de EBITDA ao longo de 2023, à medida em que alcançava economias de escala e aprimorava o relacionamento com a base de clientes construída ao longo dos últimos 11 anos.

“Nossa missão é criar um mundo onde todos possam construir um negócio de sucesso. O crescimento consistente que a SumUp demonstrou nos últimos onze anos é resultado direto do sucesso dos negócios dos nossos clientes e não seria possível sem a confiança e o apoio inabalável da comunidade de investidores. Estamos empolgados por ter a Sixth Street se juntando a essa história. Esse aporte nos dá mais recursos para buscar oportunidades de crescimento e acelerar o desenvolvimento de produtos que empoderam pequenas empresas”, comenta Hermione McKee, CFO Global da SumUp.

Hoje, a SumUp oferece a mais de 4 milhões de empreendedores em todo o mundo produtos de pagamentos acessíveis e fáceis de usar, além de serviços financeiros. A empresa lançou, recentemente, suas operações na Austrália, seu 36º mercado, e estabeleceu parcerias sólidas com marcas renomadas, como JCB e Apple.

Nari Ansari, diretor-executivo da Sixth Street Growth, acrescenta que há mais de uma década, a SumUp entrega crescimento constante e desenvolve produtos completamente novos. “Esse notável histórico, a cultura de inovação e o crescimento contínuo e o EBITDA positivo da SumUp estão alinhados com a estratégia de investimento da Sixth Street Growth. A maneira como as pessoas fazem negócios muda diariamente, e a SumUp está sempre ao lado de seus clientes, fornecendo as ferramentas necessárias para que eles prosperem fazendo o que amam. Estamos entusiasmados por sermos parceiros da companhia e em ajudá-los nessa próxima fase de crescimento.”

“A SumUp continua a cumprir a promessa de ajudar micro e pequenas empresas a prosperarem e nos impressionou recentemente, como investidores, ao buscar com sucesso tanto a lucratividade quanto o crescimento. Continuamos muito otimistas em relação ao futuro da companhia e, portanto, estamos reinvestindo nela”, completa Darren Abrahamson, diretor-executivo da Bain Capital Tech Opportunities, que participou também do aporte feito em 2022, quando € 590 milhões foram captados pela fintech.

A Weil, Gotshal & Manges LLP atuou como consultora jurídica da SumUp na captação de recursos.