Como a SumUp usa Inteligência Artificial para facilitar a vida de pequenos negócios

Fintech também tem usado IA com intuito de gerar mais segurança e eficiência em processos internos

A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, tem utilizado a Inteligência Artificial em diferentes frentes visando melhorar a experiência dos pequenos negócios e tornar seus processos internos mais eficientes.

Na fintech, uma das principais maneiras em que a IA tem sido empregada é no atendimento ao cliente. Com chatbots e assistentes virtuais, a fintech personaliza os contatos com os empreendedores, oferecendo uma experiência mais ágil e assertiva para esses consumidores.

“Todos os nossos contatos passam por uma camada de IA e processamento natural de linguagem, que identifica o assunto do contato e direciona para o agente mais adequado, tornando a experiência do cliente mais fluida e veloz. Além disso, a IA é utilizada para gerar vozes naturais e suaves no atendimento automático por telefone”, explica Vinicius Carvalho, Gerente de Projetos em Operações da SumUp.

Outro papel importante da Inteligência Artificial na SumUp é no credenciamento de novos comerciantes. Durante o processo de autenticação e validação das contas que são abertas, a IA é utilizada para analisar documentos, garantindo maior precisão em identificar os comerciantes e efetivar os cadastros com rapidez.

“Sempre investimos em iniciativas voltadas para a prevenção de comportamentos fraudulentos. Algoritmos de IA são utilizados para extrair e catalogar condutas suspeitas no perfil dos comerciantes ou das transações, detectando possíveis fraudadores e usuários mal-intencionados”, conta Carvalho.

Além disso, a SumUp está desenvolvendo outras ferramentas em IA para otimizar e aperfeiçoar o atendimento humano. Plataformas que resumem o histórico do comerciante, sugerem a melhor resposta, reescrevem a mensagem de maneira mais clara e recomendam guias detalhados de como agir em cada caso estão sendo testadas pelos times de tecnologia e suporte na empresa.

A SumUp tem iniciativas de desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial não só no Brasil, mas globalmente. Há times responsáveis por tal desenvolvimento em São Paulo, Berlim e Londres. “Com a IA, nós filtramos as demandas para um atendimento personalizado e possibilitamos que os empreendedores foquem no principal: o seu próprio negócio”, finaliza o executivo.